Qual dos esportes abaixo você prefere ?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios do Handebol


Handebol: ginga, força e bola na rede




O esporte olímpico faz muito bem à saúde: melhora a performance cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, pois durante as atividades são exigidos e trabalhados grandes variedades de músculos. 

Mas, segundo o professor de Educação Física Bruno Viguini, o handebol pode ser altamente lesivo aos joelhos e ombros, devido aos impactos e movimentos repetitivos. 

Veja qual é a sua atividade física

O handebol é um esporte amador e, de acordo com o professor de Educação Física Felipe Freitas de Almeida, são poucas as escolas que investem nesse treinamento no Estado. "Geralmente são as escolas particulares, mas não são muitas. São os professores que tomam contam de clubes, reúnem o pessoal e racham as despesas", afirma.

Mas quem gosta do esporte, pode procurar a Federação Capixaba de Handebol, que é bastante atuante. "Os interessados podem procurar junto à Federação indicações de clubes que trabalham com o handebol. O telefone de lá é o 3325-2094 e procurar por Iara (Presidenta), que dependendo de onde o praticamente more, ela indicará o lugar mais apropriado", orienta o professor. 

Quem pode fazer

Qualquer pessoa que goze de uma boa forma física pode praticar o handebol. A partir dos 6 ou 7 anos de idade, as crianças já começam a praticar pequenos jogos mas de forma lúdica, ou seja, sem regras complexas para que a prática fique bem prazerosa. 

"A maioria dos praticantes da modalidade esportiva está nas escolas. O handebol é apontado como um dos esportes mais praticados no país. Porém, mesmo sendo uma modalidade olímpica, não há um grande incentivo para que os atletas depois da fase escolar, continuem praticando", desabafa o professor Felipe, que salienta alguns benefícios do esporte. 

Principais benefícios à saúde

- Aprimora a coordenação motora, já que durante o jogo, usamos movimentos do dia a dia - andar, correr, saltar, mudança de direção -, consequentemente, há queima calórica que pode chegar até 750 calorias, se realizar a prática em alta intensidade. 

- Lembrando que há benefício psico-social, porque o handebol é um esporte coletivo e naturalmente o praticante aprende que o trabalho em equipe é primordial para que ele consiga chegar ao objetivo que é o gol e também evitá-lo contra a sua equipe. 

- Aprende-se a tomar decisões rápidas e objetivas. O handebol ajuda muito na socialização, ensina a ter disciplina e faz muito bem para o corpo e para a alma.

5 comentários: