Qual dos esportes abaixo você prefere ?

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Prática Desportiva Segura Sem Lesões



Todos os praticantes de atividades desportivas sabem que o aquecimento e alongamento muscular devem ser realizados em conjunto ao esporte para prevenção de lesões. O problema é que o atleta recreacional não realiza adequadamente esta prática, por desconhecimento e falta de orientação, ao contrário dos atletas profissionais que são orientados por Educadores Físicos. Vamos tentar esclarecer porque e como podemos realizar corretamente o aquecimento e o alongamento na prática desportiva.
O aquecimento muscular e articular deve ser realizado sempre antes do inicio do esporte, sendo que nesta fase o alongamento não tem grande importância. O aquecimento serve para aumentar o fluxo sanguineo e temperatura intramuscular, o que levaria a uma melhor resposta de movimento, melhor oxigenação muscular pela elevação da temperatura, aumentando a resposta neural e metabólica.
Vários tipos de aquecimento podem ser realizados: passivo como massagens e aplicação de calor, global como trotes e movimentos que envolvem todo corpo, e específicos que usam os movimentos do gesto esportivo. Por exemplo, no tênis devemos realizar, aumentando gradativamente a intensidade, o gesto do saque, devolução direita e esquerda, corridas com paradas bruscas e mudanças de direção. Estes movimentos servem para recrutar as unidades motoras intramusculares que mais serão usadas na prática desportiva. Também o aquecimento das articulações aumenta a produção do líquido sinovial, melhorando a qualidade do movimento. Indicamos realizar o aquecimento imediatamente antes do inicio da atividade desportiva.
O alongamento muscular deve ser realizado após o término da atividade desportiva, sempre levando em conta o nível de fadiga muscular. Os músculos aquecidos ganham maior flexibilidade momentânea e por isso devem ser realizados alongamentos passivos, no mínimo 30 segundos, para cada segmento. Todos os segmentos musculares são importantes, devendo ser alongados individualmente. Se houver um nível de fadiga muito alto, então inicialmente deve ser feito o relaxamento muscular.
Os exercícios de alongamento reduzem os encurtamentos músculo-tendineos, melhoram a flexibilidade, melhoram a coordenação motora e circulação sanguinea,  prevenindo lesões. Também fazem que os músculos impregnados pelas substancias “queimadas” durante os esforços, causando diminuição de sua flexibilidade, sejam melhor vascularizados e excretem mais rapidamente estas substancias, diminuindo a dor muscular tardia.
A perfeita associação do aquecimento e alongamento muscular na prática desportiva leva o atleta conseguir músculos melhores desenvolvidos e mais saudáveis, diminuindo muito o risco de lesões. Então, vença a preguiça antes e depois do jogo, aqueça e alongue para ter uma vida desportiva mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário