Qual dos esportes abaixo você prefere ?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios da Patinação Artística



É raro encontrar uma criança que não goste ou não tenha vontade de patinar. E a brincadeira com os patins pode ir além dos parques e se tornar uma prática que é reconhecida como modalidade esportiva: a Patinação Artística.
Segundo o professor Paulo Roberto Estevam Barbosa, a prática da patinação artística é aconselhável a partir dos 5 anos de idade.
"Antes disso, o corpo infantil não está suficientemente preparado para enfrentar os exercícios. A não ser que seja só uma brincadeira sem maiores compromissos. Mas para fazer aulas, é importante que as cartilagens fiquem mais firmes e isso só acontece após essa fase da vida", diz ele.
Os benefícios da patinação artística são muitos. Ela ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a musicalidade. Fortalece a musculatura de pernas, braços e coluna, colaborando para manter a postura ereta . "A criança aumenta ainda o controle sobre seus movimentos, aprende a cair sem se machucar e desenvolve agilidade de raciocínio", explica Barbosa.
Quanto à frequência das aulas, são recomendadas duas vezes por semana . Conforme o baixinho vai se desenvolvendo no esporte, o treinamento aumenta progressiva e gradativamente.

Brilhando no Pan-Americano

A patinação artística chegou ao Brasil no início do século passado com o objetivo apenas recreativo . Porém, virou moda patinar nos rinques e parques das cidades grandes, especialmente de São Paulo.
A partir daí começaram a surgir competições que consideravam a elegância e a naturalidade dos patinadores. Até que, em 1920, José Erotides Marcondes Machado, o Tidoca, foi o primeiro patinador brasileiro a participar de um concurso na França.
Mas somente em 1975 realizou-se no Clube Militar do Rio de Janeiro o I Campeonato de Patinação Artística e desde então nossos atletas participam de campeonatos brasileiros, sul-americanos, mundiais e pan-americanos.
Neste ano, a patinação artística tem seu lugar garantido nos Jogos Pan-americanos que acontecem no Rio de Janeiro em julho. Que tal aproveitar a ocasião para apresentar esse e outros esportes para a criançada? O seu incentivo é muito importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário