Qual dos esportes abaixo você prefere ?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios do Atletismo



As pessoas que praticam o atletismo estão sempre sentindo-se bem, além de serem mais saudáveis. As atividades de caminhadas e corridas trazem muitos benefícios fisiológicos e psicológicos aos seus praticantes. Com a prática do atletismo existe uma maior conscientização da importância de manter a saúde do corpo e da mente.




     De uma forma sintetizada o atletismo é um desporto que inclui um conjunto de modalidades: a corrida, os saltos e os lançamentos. Tal como os outros desportos este também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde.
     As actividades de atletismo trazem inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos aos seus praticantes. Com a prática do atletismo existe uma maior consciência da importância de manter a saúde do corpo e da mente.
     A pessoa que faz 20 a 30 minutos de atividade física moderada 3 a 5 vezes por semana diminui o depósito de gordura no corpo, aumenta o funcionamento do coração, diminui a pressão do sangue, a taxa de LDL (mau colesterol) que se deposita nos vasos sanguíneos, os sintomas de ansiedade, tensão e depressão. Aumenta a capacidade aeróbica e o colesterol HDL (colesterol bom) que se liga às partículas de gordura e levando-as para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos.     Quando a prática deste desporto é associada a acompanhamento médico, ajuda as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, bronquite, asma, artrites, dores lombares, osteoporose, doenças cardiovasculares ou derrames cerebrais.
     O atletismo reúne o povo em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais. É um desporto que promove igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, independente da sua religião, factor sócio económico, raça e condição física pode praticá-lo e participar em competições.



Enriquecimento pessoal: 
Por meio das experiências vividas durante os treinos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, auto-estima e autoconfiança. Os esforços e as experiências vividas no atletismo podem ser transferidas e aplicadas em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais através da prática deste desporto.



2 comentários: