Qual dos esportes abaixo você prefere ?

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Orientações Básicas para Atividade física

O sedentarismo, assim como o tabagismo, o histórico familiar cardíaco e o colesterol acima do normal constituem os principais fatores de risco para um dos mais sérios problemas da atualidade: as doenças cardiovasculares. A boa notícia, entretanto, é que esses maus hábitos podem ser evitados e até mesmo corrigidos; a começar pela prática de atividades físicas. Confira, a seguir, algumas orientações básicas para um estilo de vida mais saudável. 

COM QUE FREQUÊNCIA E DURANTE QUANTO TEMPO DEVO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS?

A atividade física deverá ser realizada de três a quatro vezes por semana, com duração entre 30 e 60 minutos, aproximadamente. O exercício pode ser contínuo ou interrompido (de curta duração), e deve ser dividido em duas ou três séries por dia. 

QUAIS SÃO AS MODALIDADES RECOMENDADAS?

Cada indivíduo deve escolher o exercício físico com base naquilo que mais lhe agrada. Os exercícios devem envolver grandes grupos musculares e ser predominantemente aeróbicos, tais como: caminhar, correr, pedalar, natação, biodança, jogar tênis, entre outros. Existe também a hidroginástica, que é normalmente recomendada para pessoas com mais de 65 anos de idade. A essa atividade, devem-se associar exercícios resistidos com pesos, pois irão favorecer a correção da osteoporose, que pode piorar com a prática somente de hidroginástica. Obs. Exercícios que exigem muito da musculatura e de flexibilidade devem ser recomendados por meio de uma prescrição mais completa de atividades físicas.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES

1. Ao iniciar e finalizar os exercícios, fazê-lo sempre de forma gradativa, evitando paradas bruscas e priorizando as articulações e os grupos musculares envolvidos na atividade;
2. Caso haja sintomas cardiorrespiratórios ou algum problema de saúde, interromper a atividade. Sempre respeitar seus limites individuais;
3. Não fazer exercícios que exijam grande esforço físico após refeições;
4. Ajustar-se às condições da temperatura ambiente.

Muito importante

Se, por qualquer razão, houver uma parada na prática de atividades físicas por mais de duas ou três semanas, o que provoca perda de condicionamento cardiovascular, é necessário recomeçar gradualmente, evitando ultrapassar os limites físicos. 

HIDRATAÇÃO

Beba de preferência água aos goles, antes, durante e após a atividade física. Bebidas alcoólicas e refrigerantes nunca matam a sede, ao contrario, podem até provocar sede. 

CALÇADO

O calçado deve ser leve, macio, bem ajustado e capaz de absorver impactos com amortecedor do calcanhar. Com a prática de exercícios diários pode-se ter uma redução acentuada dos triglicérides. Contudo, isso vai depender de cada indivíduo, ou seja, do seu nível inicial, peso e da quantidade calórica por hora. Quanto ao colesterol, é ínfima a redução do total, mas existe um aumento médio de 5% do HDL col e diminuição de cerca de 10% do LDL col. Lembre-se de que perde-se de dois a três quilos de gordura se o exercício for longo (mais que 60 minutos) e com frequência cardíaca abaixo da submáxima.
A caminhada de 30 minutos, para quem não tem outra opção, é válida, bem como para quem tem idade acima de 65 anos. No caso acima 65 anos há diferenças significativas entre os sedentários e os que fazem caminhadas diárias com (perda de) mais de 2000 calorias semanais só de atividade física. 
Para saber a quantidade de perda calórica é necessário que se considere o peso de cada um, o tempo despendido e a intensidade da caminhada ou do exercício praticado (há tabelas de consultas facilmente acessíveis na internet ou no site www.cardioesporte.com.br).
Existe um segredo sobre os benefícios da atividade física regular. O principal é diminuir o risco cardiovascular, já que essa diminuição garante a fluidez do sangue nos vasos sanguíneos e modificações claras nos triglicérides e na taxa de colesterol, ajudando a manter os vasos sanguíneos resistentes às placas de gordura (colesterol LDL) e melhorando a captação de oxigênio pelos pulmões.
Para se ter uma frequência cardíaca ideal de treino, sem riscos, o indicado é o teste ergométrico feito por cardiologista, que determinará cada parâmetro por idade. Caso não o tenha feito, o mais seguro é usar a fórmula 195 menos a idade, que é a frequência cardíaca submáxima. O uso indiscriminado da frequência cardíaca máxima (220 menos a idade), sem que tenha sido feito o teste ergométrico, pode levar a riscos de eventos cardiovasculares; por isso, é sempre bom consultar antes um cardiologista com conhecimentos sobre esportes.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Benefícios da Patinação Artística



É raro encontrar uma criança que não goste ou não tenha vontade de patinar. E a brincadeira com os patins pode ir além dos parques e se tornar uma prática que é reconhecida como modalidade esportiva: a Patinação Artística.
Segundo o professor Paulo Roberto Estevam Barbosa, a prática da patinação artística é aconselhável a partir dos 5 anos de idade.
"Antes disso, o corpo infantil não está suficientemente preparado para enfrentar os exercícios. A não ser que seja só uma brincadeira sem maiores compromissos. Mas para fazer aulas, é importante que as cartilagens fiquem mais firmes e isso só acontece após essa fase da vida", diz ele.
Os benefícios da patinação artística são muitos. Ela ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora e a musicalidade. Fortalece a musculatura de pernas, braços e coluna, colaborando para manter a postura ereta . "A criança aumenta ainda o controle sobre seus movimentos, aprende a cair sem se machucar e desenvolve agilidade de raciocínio", explica Barbosa.
Quanto à frequência das aulas, são recomendadas duas vezes por semana . Conforme o baixinho vai se desenvolvendo no esporte, o treinamento aumenta progressiva e gradativamente.

Brilhando no Pan-Americano

A patinação artística chegou ao Brasil no início do século passado com o objetivo apenas recreativo . Porém, virou moda patinar nos rinques e parques das cidades grandes, especialmente de São Paulo.
A partir daí começaram a surgir competições que consideravam a elegância e a naturalidade dos patinadores. Até que, em 1920, José Erotides Marcondes Machado, o Tidoca, foi o primeiro patinador brasileiro a participar de um concurso na França.
Mas somente em 1975 realizou-se no Clube Militar do Rio de Janeiro o I Campeonato de Patinação Artística e desde então nossos atletas participam de campeonatos brasileiros, sul-americanos, mundiais e pan-americanos.
Neste ano, a patinação artística tem seu lugar garantido nos Jogos Pan-americanos que acontecem no Rio de Janeiro em julho. Que tal aproveitar a ocasião para apresentar esse e outros esportes para a criançada? O seu incentivo é muito importante!

Benefícios da Natação


Verão e calor da uma preguiça de continuar com os exercícios físicos, mas há uma boa alternativa para substituir a academia.
A natação é um esporte que contribui com o bem estar e saúde, desenvolvendo desse modo todas as partes do corpo. A atividade ajuda acabar com as gordurinhas indesejadas, exercita a musculatura e também deixa a pessoa mais disposta para encarar a correria do dia-a-dia.
Considerada o principal esporte aquático, a natação tem sido procurada por pessoas de todas as idades. Praticar a modalidade desde a infância é de certo modo um indicador de saúde, já que a fortalece o crescimento da criança e melhora o condicionamento físico. Quem pratica natação pelo menos duas vezes por semana também exercita os pulmões e diminui as chances de problemas respiratórios.
A modalidade ainda é considerada relaxante, ou seja, ajuda o praticante a eliminar o estresse e recuperar energias. No entanto, antes de cair na água para executar vários tipos de nado, é necessário ter um condicionamento físico apropriado e reconhecer os limites do corpo. Os benefícios da natação só podem ser desfrutados quando a pessoa tem uma alimentação saudável e consome todos os nutrientes que o corpo de um atleta necessita.
Quanto o nadador iniciante ultrapassa os seus limites físicos nas aulas de natação, ele pode ficar com dores no corpo e ter dificuldades para nadar nas outras aulas. Por isso, é importante começar com treinos leves, para depois ganhar ritmo e constatar os resultados positivos da natação.
natação é um esporte excelente para melhorar o condicionamento físico, ele traz diversos benefícios ao organismo e a saúde o que acarreta melhoras, também, no seu dia-a-dia.

Confira abaixo os benefícios que a natação traz:

1 – Diminuição da gordura corpora;
2 – Aumento da força e resistência muscular;
3 – Diminuição da frequência cardíaca em repouso;
4 – Aumento do VO2 máximo;
5 – Aumento da ventilação pulmonar;
6 – Diminuição da pressão arterial;
7 – Melhora do condicionamento cardiorrespiratório;
8 – Melhora da coordenação, do ritmo, da flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade;
9 – Melhora da auto-estima;
10 – Grande bem estar;
11 – Socialização;
12 – Prevenção de várias doenças.
13- Ajuda na Recuperação de lesões;
14- Melhora as condições do metabolismo;
Torne-se também um praticante da natação, melhore sua saúde e condicionamento físico. As escolas e academias promovem aulas para crianças, jovens e adultos, procurando reconhecer o nível de cada um para montar as turmas.

Benefícios do Judô


judo
A prática do judô na infância e na adolescência pode somar vários benefícios a vida da criança. Benefícios estes que vão do campo mental ao físico, desenvolvendo uma visão distinta do aluno sobre o mundo e sobre si mesmo.
Confira o que são, mais especificamente, estes benefícios a saúde da criança:
  • O estimulo psicomotor do judô faz com que a criança aprenda novos movimentos, o que melhora sua coordenação motora, tornando-a uma dominadora de seu corpo;
  • O fato da criança conhecer melhor seu corpo, melhora sua auto-estima, sua auto-confiança, o que se reflete no desempenho escolar;
  • Embora o judô seja um esporte individual, trabalhe-se muito em grupo, o que socializa todos os alunos, fazendo-os se comunicar, aprender a conviver uns com os outros, e em geral, perder a timidez, problema que afeta muitas crianças;
  • Os resultados do judô são de curto prazo, como os citados acima, como também de longo prazo, pois os jovens praticantes de judô serão adultos competitivos, éticos, saudáveis,respeitadores, entre outras qualidades que são a base desta arte marcial.
Em resumo, os benefícios do judô a saúde das crianças e dos jovens são:
Para as crianças a prática do judô contribue para
  • Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do caráter e da moral;
  • Fortalecimento da auto-confiança;
  • Respeito aos companheiros.
Aos jovens, o judô propicia:
  • Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
  • A transformação da disciplina;
  • O equilíbrio mental;
  • Tratar o semelhante com respeito e humildade;
  • Torná-lo útil à sociedade.

Benefícios do Vôlei


Conheça os benefícios da pratica do Voleibol


Conheça os benefícios da pratica do Voleibol
O Voleibol é um esporte bastante conhecido no mundo todo, e não apenas no Brasil, que desde 9 de de fevereiro de 1895, já é praticado. Inventado nos Estados Unidos da América por William George Morgan. O objetivo do inventor era inventar um esporte sem precisar do contato físico, para evitar o riscos de lesões. E hoje muitas e muitas pessoas agradecem a Morgan por inventar um jogo tão interessante que agrada a diversas pessoas.
Se você também gosta de Voleibol, ou mesmo Vôlei como é mais chamado aqui no Brasil e em Portugal, saiba que o mesmo é um ótimo esporte a ser praticado e se bem realizado com ajuda de um professor pode resultar em bons benefícios para a sua saúde.
O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo. Para as crianças e adolescentes o voleibol ajuda muito no crescimento da estrutura óssea, e é muito difícil encontrarmos pessoas baixas que praticavam este esporte. Já para os adultos também é muito bom praticá-lo, pois além de ajudar a manter a forma física, definindo o corpo todo, ajuda também a esquecer os problemas e stress de nosso dia-a-dia.

Benefícios do Atletismo



As pessoas que praticam o atletismo estão sempre sentindo-se bem, além de serem mais saudáveis. As atividades de caminhadas e corridas trazem muitos benefícios fisiológicos e psicológicos aos seus praticantes. Com a prática do atletismo existe uma maior conscientização da importância de manter a saúde do corpo e da mente.




     De uma forma sintetizada o atletismo é um desporto que inclui um conjunto de modalidades: a corrida, os saltos e os lançamentos. Tal como os outros desportos este também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde.
     As actividades de atletismo trazem inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos aos seus praticantes. Com a prática do atletismo existe uma maior consciência da importância de manter a saúde do corpo e da mente.
     A pessoa que faz 20 a 30 minutos de atividade física moderada 3 a 5 vezes por semana diminui o depósito de gordura no corpo, aumenta o funcionamento do coração, diminui a pressão do sangue, a taxa de LDL (mau colesterol) que se deposita nos vasos sanguíneos, os sintomas de ansiedade, tensão e depressão. Aumenta a capacidade aeróbica e o colesterol HDL (colesterol bom) que se liga às partículas de gordura e levando-as para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos.     Quando a prática deste desporto é associada a acompanhamento médico, ajuda as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, bronquite, asma, artrites, dores lombares, osteoporose, doenças cardiovasculares ou derrames cerebrais.
     O atletismo reúne o povo em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais. É um desporto que promove igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, independente da sua religião, factor sócio económico, raça e condição física pode praticá-lo e participar em competições.



Enriquecimento pessoal: 
Por meio das experiências vividas durante os treinos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, auto-estima e autoconfiança. Os esforços e as experiências vividas no atletismo podem ser transferidas e aplicadas em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais através da prática deste desporto.



Benefícios do Handebol


Handebol: ginga, força e bola na rede




O esporte olímpico faz muito bem à saúde: melhora a performance cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, pois durante as atividades são exigidos e trabalhados grandes variedades de músculos. 

Mas, segundo o professor de Educação Física Bruno Viguini, o handebol pode ser altamente lesivo aos joelhos e ombros, devido aos impactos e movimentos repetitivos. 

Veja qual é a sua atividade física

O handebol é um esporte amador e, de acordo com o professor de Educação Física Felipe Freitas de Almeida, são poucas as escolas que investem nesse treinamento no Estado. "Geralmente são as escolas particulares, mas não são muitas. São os professores que tomam contam de clubes, reúnem o pessoal e racham as despesas", afirma.

Mas quem gosta do esporte, pode procurar a Federação Capixaba de Handebol, que é bastante atuante. "Os interessados podem procurar junto à Federação indicações de clubes que trabalham com o handebol. O telefone de lá é o 3325-2094 e procurar por Iara (Presidenta), que dependendo de onde o praticamente more, ela indicará o lugar mais apropriado", orienta o professor. 

Quem pode fazer

Qualquer pessoa que goze de uma boa forma física pode praticar o handebol. A partir dos 6 ou 7 anos de idade, as crianças já começam a praticar pequenos jogos mas de forma lúdica, ou seja, sem regras complexas para que a prática fique bem prazerosa. 

"A maioria dos praticantes da modalidade esportiva está nas escolas. O handebol é apontado como um dos esportes mais praticados no país. Porém, mesmo sendo uma modalidade olímpica, não há um grande incentivo para que os atletas depois da fase escolar, continuem praticando", desabafa o professor Felipe, que salienta alguns benefícios do esporte. 

Principais benefícios à saúde

- Aprimora a coordenação motora, já que durante o jogo, usamos movimentos do dia a dia - andar, correr, saltar, mudança de direção -, consequentemente, há queima calórica que pode chegar até 750 calorias, se realizar a prática em alta intensidade. 

- Lembrando que há benefício psico-social, porque o handebol é um esporte coletivo e naturalmente o praticante aprende que o trabalho em equipe é primordial para que ele consiga chegar ao objetivo que é o gol e também evitá-lo contra a sua equipe. 

- Aprende-se a tomar decisões rápidas e objetivas. O handebol ajuda muito na socialização, ensina a ter disciplina e faz muito bem para o corpo e para a alma.

Benefícios do Basquete

    O basquete, como todos os esportes, só traz benefícios para a nossa saúde. Por ser um exercício dinâmico e geralmente jogado durante vários minutos, pode ser considerado predominantemente aeróbio, ou seja, ótimo para o nosso coração, pois o mantém forte e saudável. Também é muito bom para ajudar na manutenção do peso corporal e até a emagrecer.

Em momentos específicos, o basquete é um exercício anaeróbio, devido à grande quantidade de arrancadas e sprints, como nos momentos de contra ataques rápidos, o que proporciona uma grande potência, principalmente para os músculos dos membros inferiores.



Por falar em músculos, o basquete é completo no sentido muscular, pois são movimentados todos os existentes no nosso corpo, alguns mais que outros, e também com intensidades diferentes, dependendo da situação do jogo. Alguns exemplos: a musculatura das pernas é muito exigida durante as corridas de deslocamento e saltos, como o utilizado na bandeja. Braços são muito usados durante os kicks (enquanto o atleta tem a posse de bola), passes e arremessos. Os músculos do abdôme fazem bastante força para auxiliar na respiração forçada que acontece ao longo do jogo. A musculatura dos ombros está sempre ativada quando um jogador está com os braços levantados durante uma posição de defesa.

Outro benefício que este esporte traz para quem o pratica é o convívio com os amigos, a satisfação e a alegria que isso traz, coisas que sempre vêm acompanhadas de muitas risadas, o que é ótimo para o corpo também.

Benefícios do Futebol

Fazer qualquer esporte traz muitos benefícios à saúde, o futebol não fica atrás. Uma outra vantagem de praticar esta modalidade é ficar com pernas fortes e bonitas.

Veja abaixo os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:

-Diminuição da gordura corporal;
-Manutenção do peso;
-Aumento da força e da massa muscular;
-Aumento da densidade óssea;
-Melhora da resistência cardiovascular;
-Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
-Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc; 
-Elimina o estresse e a ansiedade;
-Diminui a freqüência cardíaca em repouso;
-Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
-Estimula a circulação sangüínea;
-Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
-Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.


Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas, podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo. É um esporte com curtas explosões de atividade intensa, isto é, de repente chega um passe e você sai correndo com a bola. Diminuindo o ritmo assim que passa a bola adiante. Por isso tenha certeza de que seu fôlego é suficiente.

Como a Atividade Física reage no corpo


A atividade fisica é segundo Caspersen (1985)"qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".
No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde celebra o Dia Mundial da Atividade Física.


Benefícios

Atividade física em geral regular controlada por profissionais da Educação Física, está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. A redução dos níveis de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o câncer e causar ao seu tratamento redução das náuseas e a dor.
Sendo que a inatividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados e também nas cidades grandes.
Atividade física adaptada por vezes, torna-se,necessária aos sujeitos que apresentem algumas contraindicações médicas ou dificuldades físicas momentaneas/definitivas, mas tendo em conta o diagnóstico feito pelos médicos, o profissional da educação física deverá ser capaz de criar ao paciente atividade física adaptada sem prejudicar a saúde do paciente melhorando-a, havendo uma interecção de conhecimentos com as ciências médicas.
Atividade física de recuperação é usada como um meio de melhorar as condições físicas de um sujeito momentaneamente debilitado, sendo tratada pelos profissionais da fisioterapia e educação física.
Tendo em vista uma esquematização, classificamos as atividades em:
  • Exercício aeróbico;
  • Exercício anaeróbico.
A atividade física quando é feita de forma continua e programada resulta no ganho de força física. incremento da capacidade cardiorrespiratório, da flexibilidade entre outros fatores responsáveis pela melhoria da qualidade de vida de um indivíduo no que diz respeito a performance humana.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vegetarianos e Não-vegetarianos apresentam capacidade aeróbica semelhante


Pesquisas experimentais em humanos indicam que vegetarianos e não-vegetarianos apresentam capacidade aeróbica semelhante. Em relação ao desempenho em atividades de força e potência muscular, as pesquisas são escassas, mas as existentes não apontam diferenças significativas.” (FERREIRA, BURINI e MAIA, 2006).
A seguir, algumas dicas importantes para praticantes de atividade física.
Rafa Alves, corredor vegano. http://www.flickr.com/photos/rafaelmob
Rafa Alves, corredor vegano
Cerca de 1h antes da prática de atividade física:
Ingira alimentos fontes de carboidrato com índice glicêmico baixo a médio. Evite alimentos contendo carboidratos com um alto índice glicêmico neste momento, presentes, por exemplo, no pão francês, na bolacha cream cracker, nos bolos, na batata, na mandioca. Estes alimentos levam a um aumento rápido da glicemia sanguínea, o que induz a liberação excessiva de insulina e conseqüente queda da glicemia sanguínea momentos depois (hipoglicemia de rebote), estando a glicose menos disponível no momento do exercício.
Exemplos de alimentos fontes de carboidratos com índice glicêmico baixo a médio: em geral, são os carboidratos ricos em fibras, como arroz integral, torrada integral, aveia, maçã, laranja e pêra.
Se atividade física for intensa e tiver mais de 1h:
Em atividades físicas intensas e prolongadas, com mais de 1 hora, ingira alimentos fonte de carboidratos simples, o que irá retardar o aparecimento da fadiga e da diminuição do desempenho.
Atualmente, com esta finalidade, são bastante utilizadas bebidas contendo carboidratos e eletrólitos.
Hidratação
A hidratação é essencial antes, durante e depois da atividade física. Antes e durante esta, a hidratação é capaz de aumentar o desempenho físico, principalmente se o líquido consumido conter carboidratos.
A reposição de líquidos irá depender de fatores como intensidade da atividade física, condições climáticas, características fisiológicas individuais, entre outras.
 Proteína e atividade física
Para praticantes de atividade física, que não atletas, a recomendação de ingestão protéica é a mesma que para não praticantes. É um mito pensar que quanto mais proteína ingerir, mais massa magra irá formar. Estudos mostram que existe um limite de quantidade protéica a ser ingerida para a máxima síntese de massa magra; portanto, quando este limite é ultrapassado, não há maior síntese de massa magra.  Além disso, ingerir proteína em excesso sobrecarrega os rins, aumenta a excreção de cálcio, além de outros malefícios à saúde.
Para quem deseja aumentar a massa magra, logo após a prática de atividade física (cerca de 20 minutos), ingira alimentos fontes de proteínas e de carboidratos. Os carboidratos também são importantes para que o organismo saia do catabolismo protéico (quebra de massa magra). Além disso, tenha uma alimentação diária balanceada, sendo que a vegetariana (inclusive a vegana) é capaz de suprir a necessidade protéica do organismo. Para saber mais sobre as proteínas na alimentação vegetariana, leia em artigo sobre proteína aqui.
Exemplos de alimentos fontes de carboidrato: arroz, pão, macarrão, batata, mandioca, aveia.
Exemplos de alimentos fontes de proteínas: feijões, lentilha, grão de bico, quinua, aveia. Para quem ingere ovo e leite, estes são boas fontes deste macronutriente.

Exercícios gastam mais calorias



  Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação. 

Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício.Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.

Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.
Corrida: 20 calorias por minuto
Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.
Pular corda: 15 calorias por minuto
Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na "aterrissagem" de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.
Vôlei: 15 calorias por minuto
Surgido nos EUA em 1895, o vôlei ganhou o gosto do "país do futebol" com a medalha de ouro do vôlei masculino em 1992, na Olimpíada de Barcelona. A modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.
Luta livre: 14,4 calorias por minuto
Quem lembra do programa "Gigantes do Ringue"? A luta livre já teve mais visibilidade no Brasil e serve para ampliar a força e a flexibilidade de seus praticantes. É importante também lembrar que o termo luta livre também é utilizado para designar a luta greco-romana, modalidade olímpica presente nos currículos esportivos das universidades norte-americanas. De qualquer forma, valem os mesmos benefícios da nossa luta livre para a greco-romana norte-americana.
Natação (Borboleta): 14 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.
Subir escadas: 14 calorias por minuto
Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.
Futebol: 13,3 calorias por minuto
Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente "inventado" em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.
Judô/Caratê: 13 calorias por minuto
As duas modalidades de luta são ideais para quem quer aumentar força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além de alguns hematomas, pode propiciar torções em caso de falta de cuidado durante a prática.
Alpinismo: 12 calorias por minuto
Entre os chamados esportes radicais, é o que queima mais calorias. Para praticar alpinismo ou a escalada esportiva (denominação relativamente recente para uma vertente do esporte), o atleta terá de contar com muita força, flexibilidade e resistência.
Natação: 12 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.
Andar em subida: 11 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.
Tênis: 11 calorias por minuto
O tenista Gustavo "Guga" Kuerten popularizou como nunca a prática do tênis no Brasil. Bom para aumentar a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbia, o esporte traz como contra-indicações problemas com torções, desgaste nas articulações e lesões no punho e cotovelo.
Cooper: 10 calorias por minuto
Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.
Handebol: 10 calorias por minuto
Desenvolvimento da força, da agilidade, da coordenação motora e aumento da capacidade aeróbia são fatores positivos do handebol. Negativamente, a prática do esporte pode agredir articulações, provocar torções e fraturas (em caso de trombadas e quedas durante o jogo).
Basquete: 9 calorias por minuto
Nascido em terras norte-americanas, em 1891, o basquete ganhou mais visibilidade no Brasil com o surgimento dos grandes astros da NBA (liga profissional do esporte nos EUA), como Michael Jordan. Muito semelhante em benefícios com o vôlei, também traz as mesmas contra-indicações: os saltos podem provocar lesões nas articulações das pernas. Correr em quadra também força bastante a região.
Boxe: 9 calorias por minuto
Na busca do corpo ideal, muitas academias importaram movimentos do boxe (como socos e agachamentos) para outras modalidades. O aeroboxe, por exemplo, funde a queima aeróbia de gordura com os movimentos da luta, para quem não quer exatamente se tornar um boxeador. As aulas de boxe "de verdade", em geral, incluem pular corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação (esquiva) e treinamento dos golpes no pushing-ball _equipamento utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.
Andar no plano: 8 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.
Boliche: 7 calorias por minuto
Jogar boliche não é bem um esporte, mas serve como uma forma divertida de queimar algumas calorias. É bom tomar cuidado com o punho, o cotovelo e o ombro, muito exigidos na hora de lançar a bola na pista, além de usar um calçado adequado para não escorregar e tomar um senhor tombo.
Remar: 7 calorias por minuto
Remar, na água ou em aparelhos de ginástica, trabalha a musculatura dos braços, peito e costas, além de aumentar a capacidade aeróbia. Dependendo de como o exercício é feito, também são trabalhadas as pernas e a região lombar. Para adotar o remo como esporte, é bom prestar sempre atenção na postura (para não ferir as costas) e não forçar demais as articulações dos cotovelos, principalmente.
Dançar: 6 calorias por minuto
A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante.

Esportes no nosso CMSM




     A educação física no Colégio Militar de Santa Maria nos ensina a ter espírito esportivo e cooperativo, onde nos divertimos com nossos colegas e também a aprendemos com os professores dedicados que nos ensinam a praticar e a jogar certo. Temos uma diversidade de treinos de vários esportes  no turno da tarde, como os treinos de Futebol, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Patinação Artística e Judô, onde mostramos nossas habilidades.  Nós temos a Taça Alvorada, competição na qual cada série demonstra suas habilidades contra outra série . O nosso colégio compete anualmente nos Jogos da Amizade que em cada ano ocorre em uma cidade que tenha algum Colégio Militar. Nós também competimos nos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), e nos JESMA (Jogos Escolares de Santa Maria). 

Nutricionista dá dicas para corredores sobre o que comer antes e depois do treino. Veja abaixo:


Veja abaixo um vídeo sobre o benefício da corrida


Prática Desportiva Segura Sem Lesões



Todos os praticantes de atividades desportivas sabem que o aquecimento e alongamento muscular devem ser realizados em conjunto ao esporte para prevenção de lesões. O problema é que o atleta recreacional não realiza adequadamente esta prática, por desconhecimento e falta de orientação, ao contrário dos atletas profissionais que são orientados por Educadores Físicos. Vamos tentar esclarecer porque e como podemos realizar corretamente o aquecimento e o alongamento na prática desportiva.
O aquecimento muscular e articular deve ser realizado sempre antes do inicio do esporte, sendo que nesta fase o alongamento não tem grande importância. O aquecimento serve para aumentar o fluxo sanguineo e temperatura intramuscular, o que levaria a uma melhor resposta de movimento, melhor oxigenação muscular pela elevação da temperatura, aumentando a resposta neural e metabólica.
Vários tipos de aquecimento podem ser realizados: passivo como massagens e aplicação de calor, global como trotes e movimentos que envolvem todo corpo, e específicos que usam os movimentos do gesto esportivo. Por exemplo, no tênis devemos realizar, aumentando gradativamente a intensidade, o gesto do saque, devolução direita e esquerda, corridas com paradas bruscas e mudanças de direção. Estes movimentos servem para recrutar as unidades motoras intramusculares que mais serão usadas na prática desportiva. Também o aquecimento das articulações aumenta a produção do líquido sinovial, melhorando a qualidade do movimento. Indicamos realizar o aquecimento imediatamente antes do inicio da atividade desportiva.
O alongamento muscular deve ser realizado após o término da atividade desportiva, sempre levando em conta o nível de fadiga muscular. Os músculos aquecidos ganham maior flexibilidade momentânea e por isso devem ser realizados alongamentos passivos, no mínimo 30 segundos, para cada segmento. Todos os segmentos musculares são importantes, devendo ser alongados individualmente. Se houver um nível de fadiga muito alto, então inicialmente deve ser feito o relaxamento muscular.
Os exercícios de alongamento reduzem os encurtamentos músculo-tendineos, melhoram a flexibilidade, melhoram a coordenação motora e circulação sanguinea,  prevenindo lesões. Também fazem que os músculos impregnados pelas substancias “queimadas” durante os esforços, causando diminuição de sua flexibilidade, sejam melhor vascularizados e excretem mais rapidamente estas substancias, diminuindo a dor muscular tardia.
A perfeita associação do aquecimento e alongamento muscular na prática desportiva leva o atleta conseguir músculos melhores desenvolvidos e mais saudáveis, diminuindo muito o risco de lesões. Então, vença a preguiça antes e depois do jogo, aqueça e alongue para ter uma vida desportiva mais saudável.

A Importância da Prática Desportiva para a Formação do Comportamento Social de Crianças e Adolescentes


Muitas questões envolvem a prática esportiva em nossos dias, como a falta de informações inerentes a esta prática, os problemas e deformidades causados por sua utilização sem acompanhamento especializado ou mesmo pela violência que envolve o esporte de alto nível. Entretanto, mesmo com tantos pontos conflitantes, é inegável que o esporte possui em nossa sociedade um valor cultural extremamente relevante.

Esta visão cultural do esporte é apresentada por Flávio M. Pereira (1988), da seguinte forma:
 "O esporte é um elemento cultural diferenciado, com grande abrangência e dependências, é componente da cultura universal que alia a saúde à alegria, que serve tanto à Educação como ao lazer. Sua prática tem tal apelo que cria um verdadeiro espírito esportivo". 

 Como verdadeiro fenômeno, o esporte possui diversas possibilidades positivas e negativas na sua utilização como conteúdo educacional nas escolas e sem dúvidas, cada uma dessas possibilidades encontra-se sobre constante reflexão por parte de vários autores que buscam incessantemente enquadras a prática esportiva desntro das diferentes realidade sociais de nossa escola.
Entre as diferentes possibilidades positivas e negativas na sua utilização como conteúdo educacional nas escolas e sem dúvida, cada uma dessas possibilidades encontra-se sobre constante refexão por parte de vários autores que buscam inbcessantemente enquadrar a prática esportiva dentro das diferentes realiddes sociais de nossa escola.

 Entre as diversas possibilidades dispostas, o esporte é visto em muitos momentos como fator de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Dentre estas possibilidades, a visão de competição ligada ao esporte será foco deste nosso estudo.

 A competição tem-se constituído em um elemento polêmico ligado ao assunto, sem dúvida se apresenta como um dos processos socias mais complexos observados em nossa sociedade.
Segundo Samuel Koenig (1988), para uma harmonia e maior desenvolvimento dos indivíduos em suas relações com os grupos de que fazem parte, a competição realizada de maneira leal se constitui em um elemento que: "conduz ao progresso econômico e social e mesmo ao bem estar geral, pois incita os indivíduos e grupos a empenhar o melhor de seus esforços".
Partindo portanto, destas colocações, procuraremos atrvés deste estudo, as diferentes determinantes da prática de esportes por crianças e adolescentes sobre seu comportamento social nos diferentes da prática de atividades esportivas podem favorecer a formação de uma pré-concepção de seu valor social.

 Justificativa

 Este estudo por embasar-se fundamentalmente na influência de atividades esportivas sobre o comportamento social da criança e do adolescente, necessita de especial atenção se observarmos a imensa influência dos meios de comunicação e da mídia de forma geral sobre o fenômeno esporte, o que pode levar alguns profissionais relacionados a esta área (professores de Educação Física e Técnicos Desportivso), a uma conduta de utilização deste conteúdo condizente com a demanda relativa aos diferentes grupso sociais envolvidos.

 O despreparo de alguns profissionais, muitas vezes concorrem para a utilização inadequada ou mesmo incoerente das atividades esportivas, aumentando muitas vezes a agressividade, deslealdade e até mesmo a violência no comportamento das ciranças e adolescentes, podenso influir diretamente sobre sua conduta futura, como adulto.

 Não são raras as vezes em que a conduta do professor de Educação Física se confunde com a do Técnico Desportivo, privilegiando talento e performance e discriminando alguns alunos menos habilidosos, o que acaba ocorrendo graças a ausência de aprofundamento teórico sobre as determinanes socias e culturais que envolvem o esporte e sua prática.
Segundo Rita de Cássia Garcia Verenguer (1989), torna-se necessária uma reavaliação do esporte de forma direta e específica:
 "O estudo sistemático e rigoroso sobre o fenômeno, teria que ter como ponto primeiro o afastamento dos clichês que caracterizam seu universo. Ao afastar dasproposições do senso-comum será possível revelar com autenticidade as asserções dobre o assunto". 

 É a partir de uma visão aprofundada do esporte e sua influência no cotidiano das crianças quae consideramos necessário buscar as determinantes desta prática em seu comportamento social futuro, não deixando de salientar as formas pelas quais a prática de ativides esportivas concorre para a aquisição de valores essenciais como a solidariedade, a fraternidade, alealdade, o espírito esportivo e outros valores fundamentais para a formação do caráter de um cidadão.
Será baseado nestas prioridades que procuraremos desenvolver este estudo que sem dúvida, poderá enriquecer o dia-a-dia dos professores de Educação Física nas escolas e outros ambientes característicos da prática de atividades esportivas.

 Referencial teórico

 A partir desta ealidade riquíssima apresentada pelo esporte, torna-se simples a compreenção de seu papel como formador de conduta, comportamaentos e até mesmo de ideias dentro de nossa sociedade, o que no caso das ciranças e adolescentes é extraordinariamente mais latente.
Este também parece ser o pensamento observado pelo Grupo de Trabalho Pedagógico UFPe - UFSM (1991), quando diz que:
 "O esporte mostra-se, desse modo como um campo de ação socialmente estabilizado com diferentes estruturas, com objetivos pré-determinados, formas de movimentos e instituições, e também como possibilidade aberta para uma ação alternativa, livre e auto definida". 

 Unido a tais valores tão necessários a formação da personalidade do adolescente, torna-se importante também observar a prática espoertiva de forma crítica e consciente, procurando adequá-la a realidade de cada praticante.
 Esta peculiaridade é observada pelo Coletivo de Autores (1996), que referindo-se a desmistificação do esporte ressalta:
"Desmistificá-lo através da exploração de conhecimentos que possibilitem ao aluno criticá-lo dentro de um determinado contexto sócio-econômico-cultural, Esse conheceimento deve promover também a compreenção de que a prática esportiva deve ter o significado de valores e normas que assegurem o direito a prática do esporte".

 Para que esta dismistificação seja possível, é necessário mais do que nunca identificar as variáveis que envolvem o esporte e sua prática, bem como suas características a ele relacionadas, que basicamente ditam as normas de comportamento de nossas crianças e adolescentes dos diversos meios de que fazem parte.

 Contudo é necessário tratar o fenômeno esporte com a devida atenção que o mesmo merece, lembrando que atualmente praticar esporte é sinônimo de estar culturalmente e socialemnte envolvido em um processo visto cor Vitor Marinho de Oliveira (1983), de uma forma peculiar: "Independente do ângulo do observador a força do esporte é irresistível e, em alguns lugares o seu conceito universalizou-se". 

 Considerações finais

 Não é novidade que o esporte assume atualmente um papel importante no cotidiano cultural de nossa sociedade e que primeiramente é elemento chave para a mídia que utiliza sua imagem de forma irrestrita com intuito extremamente consumista.
Mas o que, ao nosso ver, gera preocupação é a forma como o esporte é visto por nossas crianças e adolescentes, muitas vezes conduzindo-os a comportamentos agressivos e até violentos.

 A partir desta preocupação consideramos necessário enfatizar nos meios educacionais uma abordagem crítica embasada na análise de padões de comportamento sociais e anti-sociais presentes no esporte, que não são formas estanques de comportamento, mas constuídas e que podem como elementos da própria sociedade serem discutidos e reavaliados.
É verdade que as normas dominantes e valores vigentes são elementos básicos na formação do fenômeno esportivo, mas é necesário formar um campo para reflexão sobre este fenômeno e possível modificação de alguns valores que o clasificam como algo acabado e não sijeito a modificações.
Este espaço ou campo de análise possibilitará a criação de uma nova conceituação do esporte, um esporte que pode ser criado e refletido e que principalmente pode contribuir com a formação e educação de nossas crianças e adolescentes.

O que é desporto?



Desporto, desporte, esporte (português brasileiro) ou desporto (português europeu) é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objectivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. São centenas os tipos de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipas ou individualmente. Algumas actividades não-físicas, como jogos de tabuleiro e jogos de cartas são muitas vezes referidos como desportos, mas um desporto é geralmente reconhecido como sendo baseada na actividade física. Desportos são normalmente geridos por um conjunto de regras ou costumes. Eventos físicos, tais como marcar golos ou cruzar uma linha em primeiro muitas vezes definem o resultado de um desporto. No entanto, o grau de habilidade e desempenho em alguns desportos, como Salto ornamental, Adestramento e Patinagem no gelo é julgado de acordo com critérios bem definidos. Isto, em contraste com outras actividades julgadas, como concursos de beleza e de musculação, onde a habilidade não tem que ser mostrada e os critérios não são tão bem definidos. Os registos são mantidos e actualizados para a maioria dos desportos nos níveis mais elevados, enquanto que as falhas e as realizações são amplamente divulgadas na imprensa desportiva. Os desportos são na maioria das vezes jogados apenas por diversão ou pelo simples facto das pessoas precisarem de exercício para se manterem em boas condições físicas. No entanto, o desporto e em especial o profissional é muito competitivo e uma importante fonte de rendimento económico e entretenimento. Existem artefactos e estruturas que sugerem que os chineses envolviam-se em actividades desportivas por volta de 2000 aC. A Ginástica parece ter sido um desporto popular no passado antigo da China. Monumentos aos faraós indicam que uma série de desportos, incluindo natação e pesca, eram bem desenvolvidos e regulados vários há milhares de anos atrás no Antigo Egipto. Outros desportos egípcios incluíam arremesso de dardo, salto em altura e wrestling. Os antigos desportos pérsicos, como a arte marcial tradicional iraniana de Zourkhaneh tinham uma ligação estreita com as habilidades de guerra. Entre outros desportos com origem na antiga Pérsia estão o polo e justa. Uma grande variedade de desportos já estavam estabelecidos na época da Grécia Antiga e a cultura militar e o desenvolvimento do desporto na Grécia influenciou consideravelmente uns aos outros. O desporto tornou-se uma parte tão importante da sua cultura que os gregos criaram os Jogos Olímpicos, que nos tempos antigos eram realizados a cada quatro anos numa pequena aldeia no Peloponeso chamada Olímpia. Os desportos têm sido cada vez mais organizados e regulados desde dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até o presente século. A industrialização trouxe mais momentos de lazer para os cidadãos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, levando a mais tempo para os cidadãos participarem e acompanharem eventos desportivos, a maior participação em actividades atléticas, e aumento da acessibilidade. Essas tendências continuaram com o advento da comunicação de massa e comunicação global. O profissionalismo tornou-se predominante, acrescentando ainda que com o aumento na popularidade do desporto, os fãs de desporto começaram a seguir as façanhas dos atletas profissionais através de rádio, televisão e internet, tudo enquanto desfrutam do exercício e da concorrência associadas à participação em desportos amadores. No Novo Milênio, novos desportos têm indo do aspecto físico ao aspecto mental ou psicológico de competir. Organizações desportivas electrónicas estão tornando-se cada vez mais populares. O desportivismo é uma atitude que luta pelo "fair play", pela delicadeza com os adversários e colegas de equipa, pelo comportamento ético e integridade, pelo jogo limpo, e pela ética na vitória ou na derrota. O desportivismo expressa uma aspiração ou espírito que a actividade vai ser apreciada por si mesmo. O sentimento é bem conhecido pelo jornalista desportivo Grantland Rice, que disse "não interessa como ganhaste ou perdeste, mas como jogaste o jogo", o lema dos Jogos Olímpicos modernos é expresso pelo seu fundador Pierre de Coubertin: "O mais importante...não é vencer, mas sim, participar". Estas são expressões típicas desse sentimento. A violência no desporto envolve cruzar a linha entre a concorrência leal e a violência agressiva intencional. Atletas, treinadores, fãs, e pais, por vezes, desencadeam comportamentos violentos sobre pessoas ou bens, em demonstrações equivocas de lealdade, dominância, raiva e/ou celebração. Tumultos ou vandalismo são problemas comuns e em curso em competições desportivas nacionais e internacionais. Os desportos modernos têm regras complexas e são bastante organizados. O aspecto dos desportos, juntamente com o aumento do poder dos meios de comunicação e lazer, tem levado ao "profissionalismo" do desporto. Isso fez resultar algum conflito na prática desportiva, pois aí o salário é mais importante que o aspecto recreativo e onde os desportos passam a ser estruturados de forma a torná-los mais rentáveis ​​e populares, perdendo assim, valiosas tradições.éticas De facto, o desporto, por definição, é uma actividade de lazer e "desporto profissional" não o é e não pode existir como tal. No entanto, o termo é comum e aceite para nomear um jogo ou outra actividade, considerada pela população em geral como desporto, que seja realizado por pessoas pela recompensa com a intenção de entreter os espectadores. O aspecto de entretenimento significa também que os desportistas e as suas mulheres são muitas vezes elevados ao status de celebridade na mídia e cultura populares. Por este motivo, muitos jornalistas têm sugerido que o desporto não deve ser divulgada pela mídia em geral, mas apenas por revistas especializadas. Pódio do Salto em distância dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Luz Long (2º) e os restantes alemães fazem a saudação nazi. O desporto e a política podem influenciar-se muito um ao outro. Quando o apartheid era a política oficial na África do Sul, muitas pessoas do desporto, particularmente no râguebi de quinze, adoptaram a abordagem de consciência que não deviam aparecer em desportos competitivos. Alguns sentem que esta foi uma contribuição efectiva para a eventual queda da política de apartheid, outros acham que esta pode ter prolongado e reforçou seus piores efeitos.Os Jogos Olímpicos de Verão de 1936, realizados em Berlim foram uma ilustração, talvez o mais reconhecida em retrospecto, onde uma ideologia aproveitou-se do evento para reforçar a sua disseminação através de propaganda politica. Na história da Irlanda, os desportos gaélicos estavam conectados com o nacionalismo cultural. Até meados do século XX, podia-se ser proibido de jogar futebol gaélico, hurling, ou outros desportos geridos pela Gaelic Athletic Association (GAA), se se jogasse ou apoiasse futebol, ou outros desportos de origem britânica. Até recentemente, a GAA continuou a proibir o futebol e o râguebi em locais gaélicos. Esta proibição ainda á forçada, mas foi modificada para permitir que o futebol e o râguebi podessem ser jogados em Croke Park, enquanto Lansdowne Road foi substituido pelo novo Aviva Stadium. Até recentemente, de acordo com a Regra 21, a GAA proibia também os membros das forças de segurança britânicas e membros da Royal Ulster Constabulary (RUC) de jogar jogos gaélicos, mas o Acordo de Belfast, em 1998, levou à remoção da proibição. O nacionalismo é frequentemente evidente na busca de desportos, ou no seu relatório: as pessoas competem em equipas nacionais, ou comentadores e público pode adoptar uma visão partidária. Na ocasião, essas tensões podem levar a um confronto violento entre os jogadores ou espectadores dentro e fora do recinto desportivo, como na Guerra do Futebol. Estas tendências são vistas por muitos como contrária ao espirito fundamental do desporto, sendo levado a efeito para o seu próprio bem e para o gozo de seus participantes. Um caso muito famoso quando o desporto e a política colidiram foi nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique. Homens mascarados entraram no hotel da equipe olímpica israelita e mataram muitos dos seus homens. Este caso ficou conhecido como o Massacre de Munique.